domingo, 4 de março de 2012

A ciclista e o motoboy




Somos seletivos no nosso sofrimento e mais dispostos a prantear o infortúnio de quem nos pareça igual.

Um ciclista atropelado na avenida Paulista nos enche de comiseração enquanto a morte de um jovem mensageiro, em sua motocicleta comprada a prestação, mal nos chama a atenção.

Dois casos acontecidos quase que simultaneamente nas ruas de São Paulo deixaram há poucos dias essa impressão. Um, a morte de uma jovem que rumava ao trabalho pela a avenida paulista em sua bicicleta. O outro, o acidente fatal de um rapaz sobre sua moto numa avenida menos conhecida da cidade chamada Cupecê.

O perecimento da moça foi noticiado nos telejornais do dia com referências carinhosas ao nome que a vítima teve em vida, Jú. No local em que se acidentou, uma multidão aglomerou-se sob chuva intensa para homenageá-la com uma simbólica bicicleta branca.

A morte do outro jovem não mereceu menção, exceto pela referência indireta do repórter que fazia sobrevoo de helicóptero naquela tarde para informar a situação do trânsito. No mesmo dia foram outros dois casos como o dele, em diferentes pontos da cidade. No mês, dizem as estatísticas, quase 70.

Não houve culpados em nenhuma das situações. Apenas a rotina da cidade que, nos interstícios do anonimato, engendra todos os dias fatalidades. Há sim causas responsáveis, que para a ciclista foi uma cidade cedida aos automóveis e para o motociclista o subemprego a que se condenam garotos sem escolas e paternidades precoces.

Embora sejam  de igual modo frágeis os corpos estraçalhados pela lógica perversa que organiza a cidade, a percepção seletiva que temos nós mesmos das suas vítimas, por simples identidade de classe, com frequência nos colocam mais perto das soluções fáceis das pistas exclusivas para bicicletas nas avenidas nobres, do que de esforços mais sérios para acabar com o morticínio de meninos submetidos `a exploração do trabalho e `a baixa instrução.

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