terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Globo venceu o carnaval

Por mais sofisticado que seja o critério de avaliação do desempenho das escolas de samba no carnaval, será sempre predominante o viés estatístico presente na escolha.

As preferências dos jurados, no que concerne a valores e tendências estéticas que circulam na sociedade, é o que define o ranking de premiação do carnaval.


Sendo os próprios jurados uma amostra selecionada de perfis existentes em algumas classes e setores de classe da sociedade, não se estranha que temáticas e motivos que demarquem escolhas afinadas com consensos de circulação mais ampla, tendam a não ganhar correspondente prevalência nos processos de seleção baseados em opções de jurados, tal como o adotado na cidade de São Paulo.



O que pensam os jurados, em média, é o que pensam as classes sociais a que pertencem. Para que a escolha fosse a mais isenta possível seria necessário que também a seleção dos jurados se fizesse por meio aleatório, com o recrutamento deles pela votação livre em pessoas habilitados para tanto.
Censitária como é hoje a escolha dos jurados, baseada em reconhecimento por parte dos organizadores do carnaval, eles mesmos em sua maioria cartolas submetidos a interesses  de grupos políticos e econômicos, fica aberta a possibilidade de definições não pautadas pela isenção.
No caso da Escola de Samba Gaviões da Fiel, cuja temática abraçada foi de homenagem a uma personalidade política de estima elevada entre as classes trabalhadoras, não seria razoável esperar que sua aprovação contasse com o endosso fácil dos jurados, na maioria recolhidos de extratos diversos da sociedade.
O veto esperado ao repertório de símbolos levados à avenida pela Gaviões de Fiel, só poderia portanto redundar em frustração e em repúdio dos foliões. Tampouco surpreendeu a explosão de violência que seguiu a uma nota politicamente motivada, que traduziu o inconformismo dos torcedores no sambódromo  da cidade de São Paulo com resultados baseados em critérios personalistas de julgamento.


2 comentários:

  1. Parabéns pelo comentário sobre Carnaval. Joãosinho Trinta não faria melhor. Meu Deus! Perdeu porque escolheu o Lula como tema... Parabéns mesmo. Sua astúcia ainda te levará longe...

    ResponderExcluir
  2. O Brasil esta dominado, a Globo domina o Futebol, Controla o horario do Brasileiro, agora compra o Carnaval, manipula as noticias, o que será do Povo sem a minima visão da manipulação.

    ResponderExcluir