sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A chantagem da Globo no caso dos carros da China

E as contradições da trupe de opositores às medidas que elevaram o imposto dos carros importados não para de crescer. Não faz muito, a Globo trouxe às telas o presidente da JAC Motors, que tem Faustão como garoto propaganda, para dizer que com IPI mais alto não tem fábrica no Brasil.

Não é difícil imaginar quanto os chineses prometeram descarregar de verbas publicitárias na Globo se os Marinho dessem uma forcinha.

Mas nem dura uma semana a chantagem Global e a própria matriz da JAC manda anunciar uma fábrica de 1 bi na Bahia, pedindo apenas que se relaxe algo das restrições a compnentes importados. Nenhum problema, responde com um recado o Ministério da Indústria e Comércio, desde que a fábrica venha mesmo.

Registrado o desfecho da tentativa de blefe que teve por protagonista o jornalismo publicitário da Globo, seria o caso de a mesma reconhecer que funcionou a estratégia do governo Brasileiro, que decidiu por colocar na parede os asiáticos por meio de um raciocínio mais ou menos assim: querem vender bugigangas por aqui? Então paguem o pedágio de pelo menos 60% do veículo em peças de fabricação nacional.

Os chineses que não são bobos sabem que vale o preço, afinal um incremento de vendas de 136% de um ano para o outro obriga a considerar. E terminamos assim, com a Globo mais uma vez dando um show de brasilidade, pensando mais nos seus anunciantes e no seu faturamento que no seu dever de, como empresa brasileira que opera sob concessão, preservar os interesses do país cujos empregos o governo busca defender do dumping asiático.

Nada surpreendente, vindo de uma emissora que os jornalistas figuram na folha de pagamento da CIA, como fez revelar a pouco informações da organização wikileaks.

Segue matéria da revista Exame em que a JAC desdiz a Globo.

São Paulo - A montadora chinesa JAC Motors anunciou planos de construção de uma fábrica na Bahia em 2014, com capacidade de produzir 100.000 unidades e com  900 milhões de reais de investimentos, segundo reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo e no UOL, nesta sexta-feira.
O presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, é o responsável pelo aporte e concedeu entrevista após viagens à sede da companhia na China e a Brasília. Habib negociou diretamente com o governo Dilma no Brasil.
Com a polêmica do aumento do IPI sobre carros importados, a JAC firma seu compromisso de nacionalizar sua produção, segundo a Folha. Habib afirma que a escolha da Bahia se deu pelo crescimento de 65% do mercado de automóveis em Salvador nos últimos quatro anos, contra apenas 15% de São Paulo. A proposta do executivo é produzir carros por menos de R$ 40.000 gerando 3.500 empregos.
No mercado brasileiro desde março, o modelo J3 da montadora chinesa já vendeu mais de 20.000  unidades pelo preço de 37.900 de reais. De acordo com o jornal, Habib negou que o projeto de construção da unidade tenha sido acelerado pelo aumento do Imposto sobre Produtos Importados (IPI).

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